Saúde intensifica ações contra a Dengue no Sábado (13/04/2019)

Ação envolve equipes de saúde em todas as regiões da cidade com orientação casa a casa e busca por criadouros do mosquito.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste sábado (13) uma mobilização contra dengue. A ação segue as diretrizes do Plano Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, e contará com atividades como orientação à população e intensificação da busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A iniciativa conta com 14 mil profissionais da Saúde incluindo agentes comunitários de saúde, de proteção ambiental e de controle de endemias, que atuarão em diversas regiões, com instruções sobre a prevenção das arboviroses, busca ativa para controle de criadouros do mosquito, bloqueio de criadouros, nebulização, visita casa a casa, visita em imóveis especiais e pontos estratégicos, além de ações diferenciadas como caminhadas, apitaço e panelaço com funcionários fantasiados de mosquito da dengue para chamar a atenção da população, para a importância do combate aos criadouros.

O aumento do número de casos era previsto para esta época do ano, considerando os coeficientes registrados no País (que é de 110 e no estado de São Paulo), registra 76 casos por 100 mil habitantes. O Boletim de Arboviroses da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) registrou 1,8 mil casos confirmados de Dengue na cidade de São Paulo, até o dia 2 de abril. Esse número representa o Coeficiente de Incidência (CI) de 15,1 por 100 mil habitantes.

Desde novembro a Coordenadoria de Vigilância em Saúde já visitou 730 mil domicílios em todos os bairros da capital. A estratégia nas últimas semanas tem se concentrado em duas frentes simultâneas; o reforço das ações de controle e conscientização em toda a cidade; e o bloqueio, cada vez mais preciso, nos locais de circulação comprovada do vírus.

Para levar os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias diretamente para os locais pontos com maior número de casos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) conta com uma ferramenta que projeta o mapa de casos em um aplicativo de geoprocessamento

A utilização desse recurso permite maior agilidade e precisão no controle dos criadouros onde a circulação do vírus é comprovada, bloqueando a transmissão de forma efetiva.

O coeficiente de incidência da Dengue na capital ainda é considerado baixo de acordo com a classificação adotada pelo Ministério da Saúde, que qualifica como média incidência somente coeficientes superiores a 100 casos para cada 100 mil habitantes.

Porém o crescente número de casos traz um alerta para que a população intensifique o combate ao mosquito, redobrando a vigilância e atenção à possíveis focos de criadores do mosquito.

Em relação às demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, não há registros de casos de Zika e Chikungunya.

A Vigilância em Saúde orienta sobre as principais formas de prevenção contra as arboviroses:

  1. Não deixe recipientes abertos com água;
  2. Retire os pratinhos dos vasos de plantas
  3. Não deixe latas, garrafas e plásticos abertos no quintal;
  4. Limpe as calhas;
  5. Mantenha os ralos externos protegidos com telas;
  6. Coloque telas nas janelas;
  7. Mantenha limpa a piscina;
  8. Lave e esfregue bem os bebedouros dos pets;
  9. Não deixe material e entulho de construção no quintal;

Como denunciar
A prefeitura de São Paulo criou o canal 156 para comunicação entre o munícipe e a administração. Nesta central, o cidadão paulistano pode comunicar a existência de criadouros ou pelo site da Prefeitura de São Paulo neste link

Os registros são encaminhados às Coordenadorias de Saúde, que mobilizam as equipes com ações para eliminação dos focos do mosquito.

A denúncia também pode ser feita via internet, basta acessar o Portal de Atendimento da Prefeitura de São Paulo, selecionando na lista de assuntos a opção Saúde.

É importante frisar que a cooperação entre poder público e a população é fundamental para coibir a proliferação do mosquito vetor das arboviroses, especialmente neste momento, em que a incidência de chuvas tem favorecido a reprodução do Aedes aegypti.

Fonte: Matéria extraída do site da Prefeitura de São Paulo.

 

Link permanente para este artigo: https://www.panoramacentral.com.br/saude-intensifica-acoes-contra-a-dengue-no-sabado-13-04-2019/